sexta-feira, 14 de maio de 2010

PORTIFÓLIO

A EAJr oferece serviços eficazes de excelente qualidade aos seus clientes com o compromisso de atendê-los com a melhor relação custo-benefício do mercado.

  • Análise de alimentos;
  • Análise microbiológica dos alimentos;
  • Análise sensorial de alimentos;
  • Consultoria na área de alimentos e produção de açúcar e álcool;
  • Controle de qualidade;
  • Estudo de alteração de cor, sabor, aroma e textura de alimentos;
  • Higiene e legislação (BPF, APPCC, POP, 5Ss);
  • Métodos de conservação de alimentos;
  • Desenvolvimento de novos produtos e processos;
  • Pesquisa de mercado;
  • Projetos e lay-out de instalações industriais;
  • Cursos na área de Engenharia (soldagem e plantas de processos);
  • Palestras motivacionais;
  • Treinamento de equipe;
  • Estudos de viabilidade técnico-econômicas e logísticas;
  • Documentação para registros de rótulo, produto e indústrias.

O presidente e os Conselheiros representam a EAJr na realização dos projetos, que são desenvolvidos pelos membros da Empresa sob orientação dos Conselheiros, profissionais gabaritados na área acadêmica na qual o projeto se enquadra.

COMO SER MEMBRO DA EAJr?

Todos os estudantes matriculados no curso de Engenharia de Alimentos da UFMT do Campus Universitário do Araguaia podem entrar na EAJr não importando em qual fase do curso esteja, bastando participar dos processos seletivos e possuir características típicas de empresários juniores: liderança, sabedoria para trabalho em equipe e espírito inovador.

Sempre que houver vagas disponíveis para membros da EAJr, o processo seletivo estará disponível em todos os meios de comunicação da EAJr com a comunidade (Orkut, Twitter, Blog)

HISTÓRICO EMPRESAS JUNIORES

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se em 1967, na França, com o objetivo mais circunscrito de realizar estudos de mercado ou enquetes comerciais nas empresas. Rapidamente a idéia se difundiu no meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969.

Na década de 80, o modelo francês, consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, sendo levado para Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. Em 1986, havia 99 empresas juniores, 15.000 estudantes envolvidos, 3.000 estudos realizados e um faturamento anual da ordem de 40 milhões de francos. As atividades das empresas, depois de alguns anos, atingiram um crescimento de 50% ao ano, um resultado extraordinário.

As idéias e os conceitos fundamentais do movimento foram trazidos para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal da Bahia. Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tanto que de 1988 a 1995, em sete anos, portanto, surgiram 100 empresas, número que foi atingido, no país de origem, em 19 anos, entre 1967 e 1986.

Atualmente, depois de dezenove anos no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 22.000 universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano.

(Fonte: Brasil Júnior)

Entidades representativas de Empresas Júnior

JADE (Confederação Européia de Empresas Júnior)

A JADE é a instituição máxima de empresas júnior na Europa e representa um total de 15 países, cooperando com várias organizações e empresas de referência no nível europeu, como a Comissão Européia ou a Microsoft.

Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Júnior)

A Brasil Júnior é o órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior e tem como finalidade representar as empresas júnior em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios. Ela é formada atualmente por 8 federações, representando 7 estados e o Distrito Federal.

Fejesp (Federação de Empresas Júnior do Estado de São Paulo)

A Fejesp representa as Empresas Júnior perante a sociedade e o governo, fomenta a troca de conhecimento e desenvolve as Empresas Júnior e seus associados universitários no estado. Atualmente, a Fejesp é composta por 33 Empresas Júnior.

(Fonte: Engeali/UNESP)

A EAJr OBJETIVA:

Proporcionar aos alunos do curso de Engenharia de Alimentos da UFMT/Campus Universitário do Araguaia a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos no meio acadêmico;

Promover a integração aluno/empresa de alimentos;

Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor dos alunos;

Promover o desenvolvimento profissional e pessoal de seus membros;

Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado;

Assessorar a implantação de soluções adequadas aos problemas apresentados pelos clientes;

Dar à sociedade um retorno dos investimentos que ela realiza na Universidade desenvolvendo estudos com qualidade com orientação acadêmica;

Realizar estudos, diagnósticos, relatórios sobre assuntos específicos e apresentar soluções inovadoras que permitam responder as expectativas dos clientes;

MEMBROS – GESTÃO 2010

PRESIDENTE – Karla Cristina Cardoso Rodrigues

VICE PRESIDENTE - Luma Doering

DIRETOR ADMINISTRATIVO – Gabrielle Vinhal

DIRETOR FINANCEIRO – Ana Lázara Oliveira

DIRETORES DE PROJETO – Luma Doering

Cyndi Félix

DIRETOR DE MARKETING – Tatiane Rodrigues Silva

DIRETOR DE QUALIDADE – Kassia Kiss Firmino Dourado

APRESENTAÇÃO EAJr UFMT

A EAJr – EMPRESA JR é uma associação situada no Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso, na cidade de Pontal do Araguaia, estado de Mato Grosso, sendo composta exclusivamente por alunos de graduação do curso de Engenharia de Alimentos e professores Conselheiros.

Fundada em 2010 por iniciativa do primeiro Conselheiro e alunos do curso de Engenharia de Alimentos, a EAJr é uma empresa destinada a prestar consultorias e desenvolver apoio técnico para projetos na área de alimentos para empresas, laboratórios, entidades e para a sociedade em geral. Os projetos desenvolvidos possuem custos reduzidos e são realizados sob orientação de professores universitários, o que garante a qualidade dos serviços.

Os membros da EAJr se dispõem em sete setores: Administrativo, Financeiro, Projetos, Marketing, Eventos e Relacionamentos, Qualidade e Presidência, sempre buscando a excelência dos serviços e a plena satisfação dos clientes.