HISTÓRICO EMPRESAS JUNIORES
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se em 1967, na França, com o objetivo mais circunscrito de realizar estudos de mercado ou enquetes comerciais nas empresas. Rapidamente a idéia se difundiu no meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969.
Na década de 80, o modelo francês, consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, sendo levado para Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil. Em 1986, havia 99 empresas juniores, 15.000 estudantes envolvidos, 3.000 estudos realizados e um faturamento anual da ordem de 40 milhões de francos. As atividades das empresas, depois de alguns anos, atingiram um crescimento de 50% ao ano, um resultado extraordinário.
As idéias e os conceitos fundamentais do movimento foram trazidos para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. As empresas juniores pioneiras no Brasil foram as da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal da Bahia. Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tanto que de 1988 a 1995, em sete anos, portanto, surgiram 100 empresas, número que foi atingido, no país de origem, em 19 anos, entre 1967 e 1986.
Atualmente, depois de dezenove anos no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Hoje, são mais de 22.000 universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano.
(Fonte: Brasil Júnior)
Entidades representativas de Empresas Júnior
JADE (Confederação Européia de Empresas Júnior)
A JADE é a instituição máxima de empresas júnior na Europa e representa um total de 15 países, cooperando com várias organizações e empresas de referência no nível europeu, como a Comissão Européia ou a Microsoft.
Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Júnior)
A Brasil Júnior é o órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior e tem como finalidade representar as empresas júnior em nível nacional e desenvolver o Movimento Empresa Júnior como agente de educação empresarial e gerador de novos negócios. Ela é formada atualmente por 8 federações, representando 7 estados e o Distrito Federal.
Fejesp (Federação de Empresas Júnior do Estado de São Paulo)
A Fejesp representa as Empresas Júnior perante a sociedade e o governo, fomenta a troca de conhecimento e desenvolve as Empresas Júnior e seus associados universitários no estado. Atualmente, a Fejesp é composta por 33 Empresas Júnior.
(Fonte: Engeali/UNESP)